Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
WhatsApp vai mostrar origem das mensagens recebidas para combater fake news
WhatsApp vai mostrar origem das mensagens recebidas para combater fake news

18 de junho de 2018

O WhatsApp admitiu que está testando o funcionamento de um dos recursos mais pedidos pelos usuários do aplicativo . Numa versão Beta que já está sendo utilizada por alguns poucos usuários em todo o mundo, é possível saber quem foi o criador da mensagem que o usuário está recebendo.

Segundo apuração do El País , a nova versão do WhatsApp não alerta imediatamente o remetente se a sua mensagem foi encaminhada e para quem como a maioria dos usuários esperava, mas notifica o destinatário que a mensagem recebida não é origina; e foi enviada para o remetente antes de ser reencaminhada.

Dessa forma, os usuários conseguirão identificar as cadeias de mensagens, basicamente vendo se a informação recebida é original e, se não, de onde ela veio. Com essa iniciativa, o aplicativo espera combater a disseminação das fake news, considerando que muitas pessoas estão usando a criptografia do WhatsApp para desinformar as pessoas que, enganadas, repassam a informação adiante.

Um dos maiores problemas é justamente que, por dificilmente receber esse tipo de “notícia” da fonte original, muitos usuários acabam associando a credibilidade da informação à confiança que depositam na pessoa que encaminhou a mensagem para ela e desconsideram a possibilidade dessa pessoa ter sido enganada antes e reencaminhado uma informação falsa para ela.

O problema, no entanto, é que o novo recurso já conta com uma forma de ser burlado antes mesmo de ser lançado. Isso porque se o texto original enviado for copiado, colado e encaminhado para terceiros novamente por qualquer um dos intermediários da cadeira de disseminação, o sistema do WhatsApp não conseguirá mais reconhecer o lastro e passará a estabelecer o remetente como fonte original da mensagem e não exibirá nenhuma notificação.

Por enquanto, também, a atualização será apenas para dispositivos Android e representa uma das quatro funcionalidades que deverão ser integradas à plataforma ainda esse ano, mas ainda não há uma data para o seu lançamento oficial.

Uma nova atualização do WhatsApp que inclua uma notificação direta ao remetente original, possibilitando que o “sucesso” do alcance de uma mensagem seja medido, ainda não foi totalmente descartada.

Fonte: Tecnologia – iG 

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE

A Credilink é uma empresa de informações cadastrais para Proteção ao Crédito e Prevenção à Fraude. Reforçamos que não atuamos com serviços de empréstimos.

Acompanhe sempre nossos canais oficias:

facebook.com/credilink
facebook.com/confirmeonline
instagram.com/credilink
linkedin.com/company/credilink
twitter.com/credilinkinf