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Você sabe o que é um Funil de Vendas?
Você sabe o que é um Funil de Vendas?

9 de julho de 2020

Funil ou Pipeline de Vendas é um conjunto de etapas estratégicas que um potencial cliente percorre desde o primeiro contato com uma empresa até concluir a venda. Esse modelo normalmente é compartilhado pelos setores de Marketing e Comercial, auxiliando-os a mapear a trajetória do cliente para conduzi-lo até o fechamento do negócio. 

 É formado por níveis que são divididos entre: 

Visitantes – Formado pelo público alvo que pode se interessar pela sua empresa e pelas soluções oferecidas;  

Leads – Contatos que já foram qualificados, sendo possível identificar que a sua solução consegue resolver o problema desse lead;

Oportunidades – Quando a proposta foi enviada e as negociações estão perto do fechamento da venda;  

Clientes – Quando a Oportunidade concretiza a venda, contratando um produto ou serviço.   

Algumas empresas trabalham com mais um nível no funil que é formado pelo Pós-Venda, feito para identificar a satisfação do cliente após adquirir o produto ou serviço. 

Funil de Vendas

O funil é ainda dividido em basicamente três etapas que são: Topo, meio e fundo do funil que ajudam a definir as próximas ações durante o processo percorrido pelo cliente. 

O Topo do funil é o local onde ocorre a tomada de consciência por parte do visitante sobre uma necessidade ou problema específico. Nesta etapa o ideal é auxiliar o visitante com conteúdo que o ajude a diagnosticar e entender o problema para que ele, posteriormente, se torne um Lead procurando a sua empresa para solucionar a dificuldade que ele identificou. 

O Meio do Funil é a etapa que o Lead já se tornou uma Oportunidade porque identificou que possui uma demanda e que a sua empresa pode ajudá-lo. Neste momento, mostre como as suas soluções ou produtos irão resolver o seu problema e envie uma proposta.  A última etapa é o Fundo do Funil, que é quando a compra é fechada e a Oportunidade se tornou um novo Cliente para sua empresa. 

Com um Funil de Vendas bem estruturado é possível trazer muitos benefícios para uma empresa, como: 

  • Possibilidade de prever resultados, como por exemplo, saber quantos visitantes são necessários para atingir a meta de clientes no final do processo; 
  • Torna a Gestão mais otimizada por ter todo o processo de vendas mapeado, sendo o Gestor capaz de avaliar pontos de melhorias em cada etapa. 
  • Acompanhar o status das vendas, podendo o setor Comercial avaliar e priorizar quais Oportunidades possuem mais chances de fechar um contrato. 

Além de contar com um Funil de Vendas para ajudar o seu departamento Comercial e aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, a Credilink, possui informações de crédito provindas do Maior Banco de Dados do Brasil que podem otimizar a sua análise de credito e trazer bons clientes para a sua empresa. Fale com nossos consultores! 

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