9 de julho de 2020
Funil ou Pipeline de Vendas é um conjunto de etapas estratégicas que um potencial cliente percorre desde o primeiro contato com uma empresa até concluir a venda. Esse modelo normalmente é compartilhado pelos setores de Marketing e Comercial, auxiliando-os a mapear a trajetória do cliente para conduzi-lo até o fechamento do negócio.
É formado por níveis que são divididos entre:
Visitantes – Formado pelo público alvo que pode se interessar pela sua empresa e pelas soluções oferecidas;
Leads – Contatos que já foram qualificados, sendo possível identificar que a sua solução consegue resolver o problema desse lead;
Oportunidades – Quando a proposta foi enviada e as negociações estão perto do fechamento da venda;
Clientes – Quando a Oportunidade concretiza a venda, contratando um produto ou serviço.
Algumas empresas trabalham com mais um nível no funil que é formado pelo Pós-Venda, feito para identificar a satisfação do cliente após adquirir o produto ou serviço.

O funil é ainda dividido em basicamente três etapas que são: Topo, meio e fundo do funil que ajudam a definir as próximas ações durante o processo percorrido pelo cliente.
O Topo do funil é o local onde ocorre a tomada de consciência por parte do visitante sobre uma necessidade ou problema específico. Nesta etapa o ideal é auxiliar o visitante com conteúdo que o ajude a diagnosticar e entender o problema para que ele, posteriormente, se torne um Lead procurando a sua empresa para solucionar a dificuldade que ele identificou.
O Meio do Funil é a etapa que o Lead já se tornou uma Oportunidade porque identificou que possui uma demanda e que a sua empresa pode ajudá-lo. Neste momento, mostre como as suas soluções ou produtos irão resolver o seu problema e envie uma proposta. A última etapa é o Fundo do Funil, que é quando a compra é fechada e a Oportunidade se tornou um novo Cliente para sua empresa.
Com um Funil de Vendas bem estruturado é possível trazer muitos benefícios para uma empresa, como:
- Possibilidade de prever resultados, como por exemplo, saber quantos visitantes são necessários para atingir a meta de clientes no final do processo;
- Torna a Gestão mais otimizada por ter todo o processo de vendas mapeado, sendo o Gestor capaz de avaliar pontos de melhorias em cada etapa.
- Acompanhar o status das vendas, podendo o setor Comercial avaliar e priorizar quais Oportunidades possuem mais chances de fechar um contrato.
Além de contar com um Funil de Vendas para ajudar o seu departamento Comercial e aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, a Credilink, possui informações de crédito provindas do Maior Banco de Dados do Brasil que podem otimizar a sua análise de credito e trazer bons clientes para a sua empresa. Fale com nossos consultores!