Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Veja como fazer uma análise de crédito eficiente
Veja como fazer uma análise de crédito eficiente

22 de maio de 2020

A análise de crédito é feita a partir do estudo do perfil do cliente, verificando se ele tem condições de pagar a dívida que pretende assumir. Fazer essa análise antes de conceder o crédito é fundamental para a saúde financeira da sua organização, pois desta forma é possível se prevenir futuramente de possíveis clientes inadimplentes. 

Diversos fatores devem ser levados em consideração nessa análise, como dados cadastrados na sua empresa, histórico de compras do consumidor, condições financeiras, no caso de empréstimo é importante também avaliar o valor e o objetivo para qual será usado. Além de verificar informações básicas, como data de nascimento, CPF, idade, a fim de não cair em golpes de falsidade ideológica. 

Separamos algumas dicas para tornar sua análise de crédito eficiente. Veja a seguir: 

1º Conte com um banco de dados para lhe auxiliar 

É importante contar com um banco de dados confiável para verificar as informações do consumidor, coletar informações adicionais e analisar o seu histórico de crédito, examinando o relacionamento dele com o mercado. 

Credilink, detentora do maior banco de dados de proteção ao crédito do Brasil, tem soluções para ajudar empresas, de todos os tamanhos, a fazerem uma análise de crédito eficiente. Integrando o sistema da sua empresa com a nossa base de dados, você terá acesso a um software com o histórico de crédito do consumidor, além de múltiplas informações que vão lhe auxiliar na concessão do crédito. 

Saiba mais, clicando aqui para falar com um de nossos Consultores. 

2º Tenha uma Política de Crédito 

A Política de Crédito é composta por critérios desenvolvidos pela organização para conceder o crédito, ela deve ser clara e estar disponível para todos os funcionários e colaboradores que trabalham fazendo a análise. 

É fundamental que nesta política tenha parâmetros para avaliar o risco de cada negociação, variando de empresa para empresaporque cada uma tem a sua singularidade. Por exemplo, na concessão de crédito para empresas é muito comum utilizarem os chamados “5 C´s do Credito”, que são: Caráter, Condições, Capacidade, Caixa e Colateral.   

Caráter – está ligado ao histórico financeiro da empresa, normalmente é feita uma pesquisa para saber se as obrigações assumidas anteriormente foram cumpridas; 

Condições – estão relacionadas à situação financeira da organização que deseja o crédito; 

Capacidade – Refere-se à competência de realizar o pagamento que está sendo solicitado; 

Caixa – Envolve uma estimativa de patrimônio; 

Colateral – Englobam as garantias que o solicitante oferece para pagar a dívida, como imóveis e bens. 

Por isso, é importante desenvolver uma Política de Crédito específica para sua empresa, respeitando a sua realidade, objetivos e dificuldades. 

3º Personalize a sua análise 

Cada solicitante de crédito tem uma peculiaridade, por isso, o ideal é que tenham diferentes tipos de análises, que devem constar dentro da política de Crédito, para verificar qual se encaixa melhor com o respectivo perfil. 

Utilize a expertise da Credilink para auxiliá-lo na implantação de um processo automatizado para análise e concessão de crédito.  

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE

A Credilink é uma empresa de informações cadastrais para Proteção ao Crédito e Prevenção à Fraude. Reforçamos que não atuamos com sistemas de empréstimos.

Acompanhe sempre nossos canais oficias:

Facebook: facebook.com/credilink
Facebook: facebook.com/confirmeonline
Instagram: instagram.com/credilink
Linkedin: linkedin.com/company/credilink
Twitter: twitter.com/credilinkinf