Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
TSE ganha acesso a banco de dados das carteiras de motorista
TSE ganha acesso a banco de dados das carteiras de motorista

29 de agosto de 2017

O Ministério das Cidades abriu ao Tribunal Superior Eleitoral o acesso aos dados de 60 milhões de condutores, em acordo válido inicialmente por cinco anos e que abre ao TSE “sistemas e subsistemas informatizados do Denatran”. É mais ou menos o que o próprio Tribunal já coletou em dados biométricos dos eleitores.

Como o acordo admite, ele tem “a finalidade de agregar esforços para garantir a segurança na identificação e no cadastramento biométrico dos cidadãos”, missão entregue ao TSE, que espera até 2020 ter no sistema todas as digitais de 140 milhões de brasileiros.

Segundo o ministro das Cidades, Bruno Araújo, “vamos permitir o acesso da tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral ao banco de dados de todos os condutores e veículos do Brasil. Isso vai fazer com que essa grande base de dados do TSE possa ser checada com outra importante base de dados confiável do Executivo, que é o cadastro de condutores e veículos. E isso vai aprimorar a segurança do cadastro do Tribunal”.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, “tendo acesso a esses dados do Denatran, do Ministério das Cidades, vamos, com isso, substancializar a nossa base de dados e avançar no nosso trabalho biométrico, dispensando, assim, um trabalho que teria que ser feito. Estamos fazendo poupança de recursos de retrabalho e estamos realmente fazendo uma racionalização, integrando a nossa cooperação, a nossa base, e fazendo um diálogo construtivo evitando gastos e desperdício.”

Segundo o Ministério das Cidades, “o Denatran conta com cerca de 60 milhões de dados biográficos e biométricos de condutores habilitados em todo país. A partir da data de publicação do Termo de Autorização no Diário Oficial da União, o TSE terá acesso às informações pelo prazo de 60 meses.

De acordo com o TSE, Mendes destacou que “o emprego de tecnologias biométricas está sendo ampliado nas diversas esferas governamentais para dar maior agilidade e segurança à concretização de políticas públicas, uniformizando cadastros, removendo duplicidades e corrigindo erros de registro”.

Fonte:  Convergência Digital

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE - CORONAVÍRUS

Para preservar os nossos funcionários, os atendimentos estão funcionando apenas nos e-mails:

Suporte: suporte@credilink.com.br
Financeiro: financeiro@credilink.com.br
Pos-venda: posvenda@credilink.com.br

Os nossos telefones fixos estão temporariamente indísponíveis.

Salientamos que os nossos serviços continuam funcionando normalmente 24h por dia.