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Transformando a dor do cliente em oportunidade
Transformando a dor do cliente em oportunidade

5 de agosto de 2021

Nem todo processo de venda acontece oferecendo diretamente um produto ou serviço, é importante antes entender a dor do cliente, conhecendo primeiro seus problemas para depois buscar uma solução. Além disso, muitas vezes o cliente não sabe exatamente qual seu problema, mas deseja uma forma de resolvê-lo, é dever então do consultor de vendas entender essa dor e tentar solucioná-la com um dos produtos ou serviços disponíveis. 

Podemos dizer que a dor do cliente é o que impede que ele ou sua empresa tenham um bom desenvolvimento de seu negócio, ela pode ser imperceptível, exigindo boa percepção do agente de vendas para identificá-la ou facilmente identificável em um estágio mais avançado.  

Os principais motivos para essa dor são: 

Produtiva: Quando há insatisfação na execução de um produto ou serviço. 

Processual: Está relacionada ao gerenciamento interno da empresa, muitas vezes pelos setores não estarem alinhados.  

Financeira: Quando os custos para as operações estão maiores que o esperado. 

Assistencial: Relaciona-se com o suporte ou a fase de compra e venda, necessitando atrair e reter mais clientes. 

A forma mais eficiente de entender a dor do cliente é elaborando questionamentos que interajam diretamente com os principais motivos da dor. Entender a razão pela procura do produto ou serviço, a disposição para mudar seus processos e os objetivos em curto e longo prazo são perguntas efetivas para a identificação. Procure entender o que impede a empresa de evoluir e as prioridades para o negócio do cliente, assim conseguirá definir o caminho mais importante para solucionar seu problema.  

Procure ouvir o cliente sem interrompê-lo antes que explique todo o seu problema, vá além da dor, tentando identificar seus objetivos futuros, sonhos, expectativas, e trabalhe para facilitar suas realizações, analise o mercado e os concorrentes para posicionar o cliente das implicações em não tomar uma decisão para resolver sua dor. O melhor fechamento de venda é a que o cliente não se arrepende do negócio, dessa forma, as melhores soluções para sua dor, trarão melhores resultados também para você. 

Agora que você já sabe identificar a dor do cliente, é importante também conhecê-lo para analisar com sucesso sua área de atuação e concorrentes, para isso, a Credilink dispõe de soluções que o ajudarão a alcançar respostas que melhore sua qualidade de vendas e prevenir golpes e fraudes com o fim de proteção de crédito, saiba mais sobre nossos serviços conversando com um de nossos analistas, clicando aqui.

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