23 de novembro de 2016
Por ter a legislação mais favorável à implantação de infraestrutura de telecomunicações, especialmente antenas de celular, Uberlândia, em Minas Gerais, foi a premiada pelas operadoras como ‘cidade amiga da banda larga’. A ideia, porém, é usar o ranking para pressionar os municípios a revisarem as normas locais que dificultam a ampliação das redes.
“A gente encontra municípios ainda com requisitos relativos a emissão eletromagnética, com restrições que não têm mais nenhuma base científica e que acabam impedindo termos uma boa qualidade de sinal no municípios”, diz o presidente da consultoria Teleco, responsável pela elaboração do ranking, Eduardo Tude. A premiação foi feita durante o Painel Telebrasil 2016,nesta terça-feira, 22/11.
Para fazer o ranking foram dadas notas às cidades com base em restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação da infraestrutura, com peso maior para as ERBs, para as restrições e para o prazo de licenciamento. Mas se na primeira edição o prêmio foi para cidade melhor colocada, a ideia é também festejar aquelas onde houve evolução.
“A pesquisa será realizado em maio. Vamos fazer nova avaliação e a ideia é que não apenas premiem os melhores colocados mas também as que evoluíram mais. O objetivo do ranking é incentivarem as prefeituras a se mexerem e reverem sua legislação”, explica Tude. O ranking completo pode ser conferido neste link. Assistam a apresentação.
Fonte: Convergência Digital