Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Técnicas de cobrança para diminuir a inadimplência
Técnicas de cobrança para diminuir a inadimplência

19 de agosto de 2020

A porcentagem de famílias endividadas aumentou no Brasil, segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No mês de Junho, o percentual bateu recorde histórico com 67,1% de famílias com dívidas no país. 

A CNC considerou como indicador da pesquisa, as dívidas assumidas no cartão de crédito, cheque especial e pré-datado, empréstimo pessoal, carnê de loja e prestação de carro. 

Com este alto número de famílias inadimplentes as empresas precisam dominar técnicas de cobranças eficazes para reverter este quadro. Por isso, elaboramos as principais estratégias que sua empresa deve adotar no momento que for realizar uma cobrança, veja a seguir. 

 1)    Identifique o perfil do devedor; 

As características do devedor podem variar de acordo com o segmento da empresa, mas é fundamental identificá-los para prosseguir com o melhor método de negociação. De maneira geral, os perfis se encaixam dentro de 4 grupos, são eles: Devedor Ocasional, Crônico, Negligente e Mau Pagador. 

Devedor Ocasional – Costuma pagar dentro do prazo e seus atrasos estão ligados a problemas inesperados, eles tendem a querer resolver de forma rápida o atraso; 

Crônico – Paga frequentemente com atraso e geralmente isto só ocorre após receber uma cobrança; 

Negligente – Não tem controle sobre o seu orçamento e gasta além do que possui, nesses casos a negociação tende a ser mais longa; 

Mau Pagador – Este é um dos perfis mais delicados porque ele não se incomoda com a dívida e nem está disposto a entrar em uma negociação. 

2)    Envie lembretes de pagamentos 

Esta é uma técnica que ajuda a prevenir a inadimplência e possui um ótimo custo-benefício. Por isso, procure perto do vencimento do débito sinalizar ao cliente sobre o pagamento, evitando que ele se esqueça da dívida com a sua empresa. 

3)    Ofereça opções ao cliente 

Durante a negociação é fundamental se colocar no lugar do outro e buscar compreender e conhecer a sua realidade para lhe oferecer opções que sejam viáveis tanto para empresa quanto para o cliente. 

4)    Conte com uma base de dados atualizada 

Para conseguir contato com o seu cliente e efetuar a cobrança, é essencial ter uma base de dados atualizada. Para isso, conte com a Credilink Informações de Crédito, a maior e mais atualizada base de dados país. 

Clique aqui e fale com nossos consultores! 

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE - CORONAVÍRUS

Para preservar os nossos funcionários, os atendimentos estão funcionando apenas nos e-mails:

Suporte: suporte@credilink.com.br
Financeiro: financeiro@credilink.com.br
Pos-venda: posvenda@credilink.com.br

Os nossos telefones fixos estão temporariamente indísponíveis.

Salientamos que os nossos serviços continuam funcionando normalmente 24h por dia.