Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Smartphones assumem lugar nas compras online
Smartphones assumem lugar nas compras online

25 de novembro de 2016

A terceira edição da pesquisa PayPal/Ipsos, divulgada nesta quinta-feira, 24/11, traçou um perfil do consumidor online brasileiro e revela que os smartphones avançam de fato na economia da Internet. Segundo o estudo, em média, os compradores online no país afirmam que 17% do total gasto em compras online nos últimos doze meses se deram via celular inteligente (em 2015, haviam sido 13%); e quando o assunto foi compras feitas em sites de outros países via smartphone, o índice atingiu 18% (no ano passado, não passou de 14%).

 

Essas são algumas das muitas conclusões a que o estudo chegou no Brasil. No total, a Ipsos ouviu mais de 28 mil internautas em 32 países para entender, entre outras coisas, por que as pessoas têm comprado produtos e/ou serviços via internet. Outros pontos abordados foram: como está o comércio cross-border (entre fronteiras); que tipo de equipamento as pessoas vêm usando para adquirir produtos/serviços online; o que as leva a querer comprar online; os principais produtos/serviços adquiridos (classificados por temas); e seus maiores receios na hora de finalizar compras pela web.

 

A pesquisa também apurou que 67% dos internautas brasileiros compraram online nos últimos 12 meses. Sendo que, desses compradores online, 55% afirmaram ter adquirido produtos somente em sites brasileiros (na pesquisa do ano passado, essa porcentagem era de 51%); 37% compraram tanto domesticamente quanto em sites de outros países (eram 45% em 2015); e 8% só compraram de sites estrangeiros (contra 4% no ano passado). Outro ponto importante do estudo revela que, apesar da crise, 44% dos adultos entrevistados online acreditam que seus gastos online vão aumentar nos próximos 12 meses.

 

A seguir, as principais descobertas sobre os hábitos dos consumidores brasileiros que integram a pesquisa PayPal/Ipsos:

· Do universo de internautas que compraram online nos últimos 12 meses (média de gastos online por canal):
73% o fizeram em sites de compras dedicados por intermédio de um navegador de internet
12% por meio de aplicativos (apps para equipamentos móveis) específicos
6% via redes sociais
9% via outros canais

· Em que ocasiões ou épocas do ano os compradores cross-border compram mais do que normalmente em sites de outros países (% selecionada pelos compradores cross-border):

49% na Black Friday
43% no Natal
38% em vendas sazonais
21% no Dia das Mães
16% no Dia dos Namorados
14% no Dia dos Pais
11% na Cyber Monday

· Nas compras online cross-border, os métodos de pagamento mais usados nos últimos 12 meses foram (% de clientes transfronteiriços que utilizaram cada método para transações cross-border nos últimos 12 meses):

48% PayPal
48% boleto bancário
32% Visa
31% MasterCard
21% PagSeguro

·Já nas compras online domésticas, os métodos de pagamento mais usados nos últimos 12 meses foram: (% dos compradores online domésticos que usaram cada método para uma transação doméstica online nos últimos 12 meses):

57% boleto bancário
52% MasterCard
48% PagSeguro
47% Visa
45% PayPal

 

·Participação dos gastos online totais por tipo de dispositivo

De acordo com os compradores online, em média:

74% do total que gastaram online nos últimos doze meses se deu via desktop, notebook e laptop (eram 76% em 2015)
17% do total que gastaram online se deu via smartphone (eram 13% em 2015)
4% do total que gastaram online se deu via tablet (eram 7% em 2015)

·Razões pelas quais os adultos online pesquisados imaginam que seus gastos online vão aumentar nos próximos 12 meses (% dos adultos online que disseram que imaginam que seus gastos online aumentarão nos próximos 12 meses):

Conveniência na hora de comprar online (63%)
Mudança no rendimento disponível (48%)
Mudanças na economia (31%)

·Top 3 das categorias de produtos adquiridos pelos compradores online nos últimos 12 meses (% dos compradores que compraram online nessas categorias nos últimos 12 meses):
53% adquiriram roupas, calçados e acessórios
46% compraram equipamentos eletrônicos, computadores/tablets/smartphones
38% compraram eletrodomésticos, utensílios domésticos e móveis

 

Fonte: Convergência Digital

 

 

 

 

 

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE - CORONAVÍRUS

Para preservar os nossos funcionários, os atendimentos estão funcionando apenas nos e-mails:

Suporte: suporte@credilink.com.br
Financeiro: financeiro@credilink.com.br
Pos-venda: posvenda@credilink.com.br

Os nossos telefones fixos estão temporariamente indísponíveis.

Salientamos que os nossos serviços continuam funcionando normalmente 24h por dia.