Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Novo RG tem QR Code, aumento de segurança e permite a inclusão de até 12 documentos

18 de julho de 2019

O Documento Nacional de Identidade (DNI) ainda não foi lançado, mas o RG se atualiza com seu novo modelo sendo emitido em oito estados além do Distrito Federal. A nova versão da carteira de identidade conta com comprovação de autenticidade por QR Code e pode incluir dados de até outros 12 documentos.

Até então, o RG já permitia a inclusão de informações sobre o CPF, tipo sanguíneo, cadastro de NIS, PIS ou PASEP, com o novo modelo, também será possível incluir dados da carteira de trabalho (CTPS), título de eleitor, identidade profissional, carteira de habilitação (CNH) e cartão do SUS (CNS).

Aumento na segurança

Para aumentar a segurança e evitar fraudes, o novo documento conta com QR Code, alteração no relevo impresso e informações sensíveis à luz ultravioleta. A mudança tem como base o decreto 9.278/2018, com previsão para valer em todo o território nacional em março de 2020.

O documento está começando a ser emitido para quem precisa renovar ou fazer segunda via, mas a versão antiga também continua valendo. Já para incluir os dados no novo RG, é preciso que se comprove as informações com documentos originais.

Confira os estados que já estão emitindo o novo RG:
– Acre
– Ceará
– Goiás
– Maranhão
– Mato Grosso
– Rio de Janeiro
– Rio Grande do Sul
– Paraná

Outra novidade é que agora será possível emitir o RG em um “formato cartão”, com dimensões menores de 85,6 mm x 54 mm, no Mato Grosso, essa opção já está disponível pelo valor de R$ 99,53 com validade de 10 anos.

« | »
← Voltar para a listagem de notícias