19 de outubro de 2016
O mercado global de smartphones deve crescer 4,5% este ano, em particular devido ao declínio das vendas do segmento premium. Nas previsões da consultoria Gartner, essa fatia específica de mercado deve encolher 1,1% em 2016, com os consumidores menos incentivados a trocar de aparelhos.
Segundo essas projeções, as vendas mundiais devem chegar a 1,5 bilhão de unidades. Ao se aproximar da saturação, pelo menos fabricantes chineses já começam a apostar em aparelhos top com preços mais acessíveis. Aliado a um novo ciclo de atualização de aparelhos, a Gartner acredita que o segmento premium deve voltar a crescer em 2017 e estima essa alta em 3,5%.
A soma geral dos embarques de dispositivos móveis em 2016, no entanto, deve apresentar uma queda de 1,6% em relação a 2015. Em especial, os embarques de tablets devem fechar o ano com uma redução das 196 milhões de unidades registradas no ano passado para 177 milhões.
Os embarques totais de equipamentos, que incluem também computadores de mesa, laptops e semelhantes, devem cair pelo segundo ano consecutivo de acordo com essas mesmas projeções, marcando em 2016 um recuo de 3%, para 2,34 bilhões de unidades.
Fonte: Convergência Digital