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Identificando clientes para seu negócio
Identificando clientes para seu negócio

27 de maio de 2021

É sempre doloroso para um negócio ter que “dispensar” um cliente, seja por inadimplência, questões técnicas ou expectativas não alcançadas. Além do prejuízo com perda de receita na saída dele, há também a impossibilidade de expandir o valor de sua marca em seu ciclo social por meio de ações futuras. 

Para contornar esse problema, é possível utilizar uma estratégia chamada “ICP” para ajudá-lo a tomar decisões referentes a sua empresa. Desde campanhas publicitárias à logística e distribuição, a “Ideal Customer Profile” (ICP), também conhecido como “perfil de cliente ideal” (PCI), ajudará a filtrar clientes que valorizam seus produtos e soluções, como também adicionará valor de marca para seu negócio.    

Esse cliente ideal costuma participar com mais frequência de suas ações, experimentam novos produtos e se estacam com maior valor de ticket médio. Eles são considerados “promotores” com potencial de compartilhar sua experiência de compra em seu ciclo social. É verdade que a busca pelo cliente ideal pode diminuir sua lista de prospecção, mas também evita o aparecimento de reclamações e esforços com gestão de crise, grandes impactos na demanda do suporte, danos para a imagem da empresa, além de qualificar seus leads. 

O cliente ideal também facilita o alcance de metas com mais facilidade, a redução de cancelamentos, um menor custo de aquisição de cliente e maior ROI e taxa de conversão. A sinergia criada com ele também facilita a comunicação no pós-venda e experiência de relacionamento de forma geral.   

Dicas para identificar o cliente ideal para sua empresa 

 

– Valorize a opinião de seus vendedores, debatendo ideias e caminhos para alcançar novos clientes. A opinião deles ajudará a entender como coletar informações sobre o que potenciais clientes buscam. 

– Monte seu próprio ICP, imaginando o cliente ideal para seu negócio, reflita em como sua empresa está se esforçando para alcançá-lo e o que é necessário mudar para ter mais sucesso na captação.  

– Ainda sobre o cliente ideal, defina variáveis como perfil de consumo, informações de localização e características demográficas para identificar um padrão de cliente que deseja alcançar.  

– Invista em dados sempre, filtrando informações em uma base cadastral para identificar os clientes que melhor se relacionam com seu negócio e geram mais receitas, levantando informações como renda média, histórico de pagamentos, canais de comunicação, produtos adquiridos, localização entre outras métricas. 

Na Credilink, nós temos soluções que ajudarão a localizar o cliente ideal, além de proteger a empresa de fraudadores ao consultar informações cadastrais com qualidade e com fins de informações de crédito. Conheça nossos serviços conversando com um de nossos analistas clicando aqui.

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