Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Fraude no Auxílio Emergencial: Como saber se seu CPF foi usado e denunciar
Fraude no Auxílio Emergencial: Como saber se seu CPF foi usado e denunciar

12 de junho de 2020

O auxílio emergencial é um benefício criado no Brasil que prevê o repasse de 600 reais mensais (inicialmente por três meses) a trabalhadores informais e de baixa renda, microempreendedores individuais e contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seu objetivo é diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia da COVID-19, o novo Coronavírus. 

No entanto, o programa está dando dor de cabeça em muita gente, muitas delas que sequer pediram o benefício. Fraudadores estão utilizando o CPF de terceiros para fazer o cadastramento e obter recursos indevidamente. 

A CGU (Controladoria-Geral da União) identificou mais de 160 mil possíveis irregularidades no pagamento até o momento. Para prevenir esse tipo de fraude com seus dados você pode verificar se eles foram utilizados de forma indevida, checando seu CPF no site do Auxílio Emergencial. 

Veja como conferir e denunciar: 

Acesse o site da Dataprev e faça uma consulta para saber se o CPF foi usado indevidamente para requerer o Auxílio Emergencial: 

 https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/ 

O resultado da pesquisa para quem não solicitou o benefício deve ser “Requerimento não encontrado”. 

Se o seu CPF tiver sido usado para solicitar o Auxílio, a mensagem mostrará que o benefício está em processamento, foi aprovado, não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos. Houve pedido feito com seus dados em qualquer um desses casos

Havendo o registro do pedido que não tenha sido você, a orientação é denunciar diretamente ao Ministério da Cidadania por meio dos telefones 121 ou 0800-707-2003 ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Caso tenha recebido uma mensagem no celular informando um código de solicitação do benefício sem o seu conhecimento também é outro indicador de fraude. O código é enviado ao efetuar o cadastro para solicitar o Auxílio Emergencial, a mensagem enviada a quem não solicitou o benefício pode ser uma isca para algum tipo de golpe. 

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE

A Credilink é uma empresa de informações cadastrais para Proteção ao Crédito e Prevenção à Fraude. Reforçamos que não atuamos com sistemas de empréstimos.

Acompanhe sempre nossos canais oficias:

Facebook: facebook.com/credilink
Facebook: facebook.com/confirmeonline
Instagram: instagram.com/credilink
Linkedin: linkedin.com/company/credilink
Twitter: twitter.com/credilinkinf