14 de agosto de 2020
Em breve teremos um novo meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, o PIX, que facilitará as transações financeiras. Seu grande diferencial é a rapidez que essas transações serão feitas, enquanto atualmente as transferências e pagamentos bancários podem demorar alguns dias, o PIX poderá realizá-las em apenas alguns segundos, estando disponível todos os dias da semana e 24h por dia.
As transações poderão ser feitas entre estabelecimentos e entre pessoas físicas e jurídicas, sendo necessário apenas que ambos, pagador e recebedor, tenham uma conta em um banco, fintech ou instituição de pagamento.
É importante salientar que o PIX não é um aplicativo, mas sim um sistema que estará disponível em diferentes instituições financeiras para intermediar os pagamentos. Por exemplo, até o momento ao realizar uma transferência bancária, existem as opções de TED ou DOC, e em breve haverá uma terceira opção disponível, o PIX. Do mesmo modo para os pagamentos, terão as opções de crédito, débito, boleto ou PIX.
Com informações chaves (número de celular, CPF, CNPJ ou e-mail) e através do uso de QR-CODE, as transações financeiras poderão ocorrer, sem o uso dos tradicionais números da conta e agência. Além dessas facilidades, as transações poderão ser feitas entre diferentes bancos ou instituições financeiras sem gerar custos.
Segundo o Banco Central, a partir do dia 05 de Outubro de 2020, começará o cadastro das informações chaves citadas anteriormente, e no dia 16 de Novembro, o PIX começará a funcionar no país, sendo as instituições financeiras e de pagamentos com mais de 500.000 clientes obrigadas a oferecer esta nova forma de pagamento aos seus clientes.