4 de fevereiro de 2020
A batalha das empresas contra golpes consiste em intermináveis lutas diárias para evitar situações que possam gerar prejuízos. Muitas são as organizações que já sofreram fraudes, mas com algumas boas práticas, é possível aumentar as chances de sucesso contra essas ações criminosas.
1 – Crie uma rotina para avaliar riscos de fraudes
Ao avaliar a possibilidade de sofrer fraudes identificando pontos fracos em sua empresa, será possível desenvolver soluções e planejar ações preventivas contra os golpes mais recorrentes. É preciso se conscientizar sobre a possibilidade de falhas, reunir uma equipe especializada para procurar pontos fracos e tratá-los. Considere inadmissível a flexibilidade perante qualquer tipo de golpe.
2 – Conheça o funcionário que está contratando
Um processo seletivo completo é muito importante antes de contratar um colaborador, pois entender seu histórico, suas referências e possíveis motivos de desligamento com antigos empregos pode evitar prejuízos financeiros, já que o próprio funcionário pode ser responsável por fraudes.
3 – Aplique um código de ética para sua empresa
Um código de ética bem definido com transparência e boas práticas no mercado, abordando de forma clara os princípios, missão e valores da instituição, pode ajudar seus colaboradores guiando sobre regras a serem respeitadas e cumpridas, com estratégias para se prevenir das fraudes mais recorrentes.
4 – Intensifique a segurança das informações
Controles internos com permissão de acesso a informações sigilosas são eficazes para evitar fraudes, já que diminuindo a quantidade de pessoas com acesso aos arquivos, fica mais fácil de identificar de onde veio o golpe.
5 – Revise detalhadamente todos os documentos
Pequenas cláusulas ou condições citadas em parágrafos extensos podem ser utilizados para aplicar golpes ou gerar situações de prejuízo para a empresa, por isso é importante que sejam lidos com muita atenção para evitar brechas.
6 – Auditorias devem ser frequentes
Muitas empresas só se preocupam em fazer auditoria quando correm o risco de ter sofrido um golpe ou estejam passando por alguma mudança, mas esperar ter suas informações corrompidas para detectar possíveis falhas pode ser tarde demais e até fatal para a organização. Acompanhar regularmente os balanços, atualizar documentos e manter transparência nos processos são comportamentos que aumentarão a segurança das informações, possibilitando a detecção de brechas antes que golpes aconteçam, além de desencorajar a ação de pessoas mal-intencionadas.