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DICAS PARA AJUDAR A DIMINUIR A INADIMPLÊNCIA EM SUA EMPRESA
DICAS PARA AJUDAR A DIMINUIR A INADIMPLÊNCIA EM SUA EMPRESA

14 de fevereiro de 2020

A inadimplência é um problema que tira o sono de muitos empresários, já que pagamentos em atraso podem afetar a estabilidade da organização e inviabilizar a continuidade da operação, sem contar que, para recuperar os valores em atraso, muitos custos extras serão gerados para a empresa.

Evitar a inadimplência é a melhor forma para reduzir as despesas decorrentes dela, e para isso, é necessário ter atitudes e planejamentos bem definidos, uma tarefa que não é fácil, como mostram os números de inadimplentes no país. Esses números assombram gestores de empresas de todos os tamanhos.

Para ajudá-lo a se planejar, sugerimos a seguir algumas ações que poderão contribuir para a diminuição desse risco, confira:

1 – Se informe sobre o cliente

Entender o perfil de consumo do seu público é fundamental para se prevenir de clientes inadimplentes, utilize nossas informações de crédito para analisar o perfil, se prevenir de fraudes e inadimplência. Antes de aceitar pagamentos com opções como cheque, boletos e crediários, é possível analisar informações do cliente com uma simples busca para conhecer seu envolvimento com a compra e capacidade de pagamento, o que será uma grande ajuda para controlar e até evitar problemas.

 

2 – Esteja aberto a negociações

É muito importante saber negociar e tentar entender o motivo que levou o cliente a não cumprir com o pagamento. Seja flexível e demonstre interesse em manter a parceria com esse cliente.

 

3 – Construa um bom relacionamento com o seu cliente

Com uma comunicação transparente e amigável, é possível fidelizar o seu cliente e construir um bom relacionamento que será imprescindível na recuperação desse cliente.

 

4 – Prefira receber à vista

Apesar de termos disponível hoje várias formas de pagamento como cartões, cheques, consignado e o à vista, a última opção é a mais recomendável para reduzir possíveis atrasos e calotes. Oferecer atrativos para essa modalidade de pagamento é uma boa estratégia para convencer o cliente em escolhê-la.

 

5 – Seja sempre educado

Entender os motivos do cliente e efetuar uma cobrança com respeito e descrição é a melhor conduta para colaboradores da área de cobrança, esse comportamento também aumenta consideravelmente as chances de negociar a quitação de uma dívida, além do que, nunca é bom ter o cliente como inimigo.

 

6 – Defina personas para clientes

Uma boa estratégia para entender o perfil de seu cliente é criar grupos, como por exemplo: atrasados, frequentes e esporádicos.

 

7 – Faça sempre comunicação antes do vencimento

Notificar sobre a proximidade do vencimento pode prevenir esquecimentos e deslizes no planejamento financeiro de seu cliente.

 

8 – Contrate um ótimo sistema de cobrança

Uma solução completa e eficiente para administrar suas vendas e pagamentos em atraso é imprescindível para o sucesso de seu negócio. Além disso, é eficaz ter um departamento especializado em cobranças, pois apesar de muitas empresas transferirem a responsabilidade de venda e negociação para seus vendedores, não significa que eles tenham a melhor estratégia para cobrar pagamentos em atraso.

 

9 – Defina datas de vencimentos estratégicas

É muito importante estar atento às datas de vencimento de suas negociações, definir datas que sejam mais propícias ao pagamento beneficiam o fluxo de caixa da organização e aumentam a possibilidade de pagamento antes do vencimento.

 

10 – Terceirize suas dívidas

Direcionar processos internos como a cobrança de inadimplentes para empresas terceirizadas pode fazer com que sua empresa direcione o máximo de esforços para ganhos em seu segmento, além disso, o custo e benefício podem ser maior do que criar uma equipe especializada e toda a estrutura interna.

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