14 de fevereiro de 2020
A inadimplência é um problema que tira o sono de muitos empresários, já que pagamentos em atraso podem afetar a estabilidade da organização e inviabilizar a continuidade da operação, sem contar que, para recuperar os valores em atraso, muitos custos extras serão gerados para a empresa.
Evitar a inadimplência é a melhor forma para reduzir as despesas decorrentes dela, e para isso, é necessário ter atitudes e planejamentos bem definidos, uma tarefa que não é fácil, como mostram os números de inadimplentes no país. Esses números assombram gestores de empresas de todos os tamanhos.
Para ajudá-lo a se planejar, sugerimos a seguir algumas ações que poderão contribuir para a diminuição desse risco, confira:
1 – Se informe sobre o cliente
Entender o perfil de consumo do seu público é fundamental para se prevenir de clientes inadimplentes, utilize nossas informações de crédito para analisar o perfil, se prevenir de fraudes e inadimplência. Antes de aceitar pagamentos com opções como cheque, boletos e crediários, é possível analisar informações do cliente com uma simples busca para conhecer seu envolvimento com a compra e capacidade de pagamento, o que será uma grande ajuda para controlar e até evitar problemas.
2 – Esteja aberto a negociações
É muito importante saber negociar e tentar entender o motivo que levou o cliente a não cumprir com o pagamento. Seja flexível e demonstre interesse em manter a parceria com esse cliente.
3 – Construa um bom relacionamento com o seu cliente
Com uma comunicação transparente e amigável, é possível fidelizar o seu cliente e construir um bom relacionamento que será imprescindível na recuperação desse cliente.
4 – Prefira receber à vista
Apesar de termos disponível hoje várias formas de pagamento como cartões, cheques, consignado e o à vista, a última opção é a mais recomendável para reduzir possíveis atrasos e calotes. Oferecer atrativos para essa modalidade de pagamento é uma boa estratégia para convencer o cliente em escolhê-la.
5 – Seja sempre educado
Entender os motivos do cliente e efetuar uma cobrança com respeito e descrição é a melhor conduta para colaboradores da área de cobrança, esse comportamento também aumenta consideravelmente as chances de negociar a quitação de uma dívida, além do que, nunca é bom ter o cliente como inimigo.
6 – Defina personas para clientes
Uma boa estratégia para entender o perfil de seu cliente é criar grupos, como por exemplo: atrasados, frequentes e esporádicos.
7 – Faça sempre comunicação antes do vencimento
Notificar sobre a proximidade do vencimento pode prevenir esquecimentos e deslizes no planejamento financeiro de seu cliente.
8 – Contrate um ótimo sistema de cobrança
Uma solução completa e eficiente para administrar suas vendas e pagamentos em atraso é imprescindível para o sucesso de seu negócio. Além disso, é eficaz ter um departamento especializado em cobranças, pois apesar de muitas empresas transferirem a responsabilidade de venda e negociação para seus vendedores, não significa que eles tenham a melhor estratégia para cobrar pagamentos em atraso.
9 – Defina datas de vencimentos estratégicas
É muito importante estar atento às datas de vencimento de suas negociações, definir datas que sejam mais propícias ao pagamento beneficiam o fluxo de caixa da organização e aumentam a possibilidade de pagamento antes do vencimento.
10 – Terceirize suas dívidas
Direcionar processos internos como a cobrança de inadimplentes para empresas terceirizadas pode fazer com que sua empresa direcione o máximo de esforços para ganhos em seu segmento, além disso, o custo e benefício podem ser maior do que criar uma equipe especializada e toda a estrutura interna.