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Crédito para jovens clientes: Como efetuar uma análise de perfil com sucesso
Crédito para jovens clientes: Como efetuar uma análise de perfil com sucesso

5 de junho de 2020

Como conceder crédito para jovens de forma responsável, mesmo faltando informações qualificadas para esse perfil? 

  Muitas requisições feitas hoje para produtos financeiros, principalmente cartões de créditos, são realizadas por pessoas na faixa de 18 a 25 anos de idade, um perfil que costuma ser analisado por fintechs e bancos de pequeno portetendo em vista que as instituições financeiras tradicionais preferem fidelizar as classes A e B.  

  Ao buscar independência financeira, esse é o momento em que os jovens clientes tentam alcançar um primeiro cartão ou conta corrente e esse primeiro crédito acaba sendo concedido por um emprego ou faculdade vinculada a um banco. Nesse caso,  alguma segurança da parte das financeiras por saberem que uma empresa pagará um salário mensalmente ou uma universidade dará a chance de ter uma renda recorrente. O problema está na hora de conceder crédito para jovens, de forma segura, sem que tenham uma fonte de renda ou vínculos.  

  A inexistência de informações que permitmapear riscos, se torna a maior dificuldade para essa concessão de crédito eao mesmo tempo, as financeiras não podem reprovar todas as solicitações de jovens, para não perder ótimos futuros clientes para concorrentes. Nesse caso, deve ser feita uma análise, não apenas do solicitante, mas também, de pessoas relacionadas a ele, com uma análise 360º. A procura por referências é uma das práticas mais antigas do mercado de crédito e ainda faz muita diferença em algumas operações. Principalmente nos casos em que o cliente solicita crédito pela primeira vez e não tem um histórico de pagamentos próprio, nesse caso, consultar outras empresas ajuda na avaliação. 

  É possível solicitar ao próprio cliente interessado os contatos para indicação ou fazer uma pesquisa independente. Caso o seu negócio funcione em uma cidade de pequeno ou médio porte, é possível que já conheça as pessoas para solicitar referências. 

  Se a sua avaliação dos riscos ao conceder crédito indica alguma probabilidade de inadimplência, peça garantia. Esse tipo de exigência é uma prática comum no mercado e não deve causar problemas de relacionamento com os clientes. Com a negociação feita, é preciso avaliar qual é a garantia oferecida e se ela cobre os riscos. Isso assegura a concessão de recursos e evita que o fluxo de caixa da sua empresa fique exposto ao risco de inadimplência. 

  Tenha sempre em mente que a avaliação de crédito faz parte do atendimento ao cliente. Solicitar informações, contestar dados fornecidos, pedir referências e garantias fazem parte do processo, mas exigem uma postura que não cause constrangimento ou feche as portas para futuros ótimos clientes. Nunca puletapas da avaliação de crédito, com cautela na avaliação, procedendo assim, você reduzirá o risco de inadimplência. 

 Com as soluções da Credilink, você tem autonomia para pesquisar informações sobre seus clientes, pessoas e empresas relacionadas a eles, além de entender seu perfil de consumo.

Saiba mais acessando nossos serviços. 

 

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