Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Carteira de motorista terá versão eletrônica pelo smartphone
Carteira de motorista terá versão eletrônica pelo smartphone

28 de julho de 2017

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a validade da versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, em medida que começa a vigorar a partir de fevereiro de 2018. Ou seja, os motoristas poderão apresentar a CNH em formato digital, armazenado em smartphones.

“Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, afirmou o ministro das Cidades, Bruno Araújo, ao anunciar a decisão.

Significa que a partir de 2018, os motoristas poderão apresentar o documento, que é de porte obrigatório, em formato digital, que poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode. Já os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa.

Segundo o Ministério das Cidades, os interessados vão fazer um cadastro no Portal de Serviço do Denatran. Será enviado um link para o email informado e, em seguida, deve ser realizado o login pelo aparelho que deseja ter sua CNH digital. No primeiro acesso será preciso criar um PIN. A carteira tradicional, em papel, continuará a ser emitida.

Fonte: Convergência Digital

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE - CORONAVÍRUS

Para preservar os nossos funcionários, os atendimentos estão funcionando apenas nos e-mails:

Suporte: suporte@credilink.com.br
Financeiro: financeiro@credilink.com.br
Pos-venda: posvenda@credilink.com.br

Os nossos telefones fixos estão temporariamente indísponíveis.

Salientamos que os nossos serviços continuam funcionando normalmente 24h por dia.