Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Carteira de motorista pelo smartphone já está disponível em todo o país
Carteira de motorista pelo smartphone já está disponível em todo o país

2 de maio de 2018

Com a adesão do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, todo o Brasil passou a contar com a versão digital da carteira de motorista. Até aqui, desde as primeiras CNHs digitais, emitidas em outubro de 2017, pelo menos 110 mil motoristas optaram pelo documento pelo smartphone.

O Serpro, que desenvolveu o sistema de segurança por QR Code, batizado Lince, usado nas CNHs, diz que os estados que possuem o maior número de motoristas com carteira digital são Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo, que somam juntos mais de 63 mil documentos eletrônicos emitidos.

As carteiras digitais são opcionais e, por enquanto, gratuitas na maior parte dos estados, segundo o Serpro. O aplicativo tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e possui itens de segurança, como mencionado QR Code e senha de acesso, que buscar garantir autenticidade ao documento e reduzir fraudes.

A CNH Digital pode ser utilizada pelos motoristas que já possuem a versão mais recente da carteira em papel, com um QR Code na parte interna. Para obter o documento eletrônico é preciso baixar o aplicativo no celular ou tablet, disponível gratuitamente na Google Play e App Store. É preciso, porém, ir pessoalmente ao Detran registrar o documento – a não ser quem tem certificado digital, caso em que é possível resolver pela internet.

Fonte: Convergência Digital 

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE

A Credilink é uma empresa de informações cadastrais para Proteção ao Crédito e Prevenção à Fraude. Reforçamos que não atuamos com serviços de empréstimos.

Acompanhe sempre nossos canais oficias:

facebook.com/credilink
facebook.com/confirmeonline
instagram.com/credilink
linkedin.com/company/credilink
twitter.com/credilinkinf