Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Carteira de motorista no celular terá versões para iOS e Android
Carteira de motorista no celular terá versões para iOS e Android

4 de agosto de 2017

A partir de fevereiro de 2018, a nova Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) estará disponível para smartphones a partir de uma solução desenvolvida pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Trata-se de um aplicativo móvel que estará disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Esse app vai armazenar todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, que garante autenticidade ao documento. O QR Code da CNH digital é o mesmo da carteira impressa e que foi implementado para evitar possíveis fraudes e falsificações.

Futuramente, o motorista também poderá conferir, pelo aplicativo, a pontuação de infrações cometidas, ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer e saber sobre campanhas de trânsito. E será possível exportar arquivo com os dados da CNH digital assinada digitalmente, conferindo autenticidade ao documento, que pode ser compartilhada para, por exemplo, a realização de transações comerciais.

Caso o motorista perca o smartphone e necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso ao seu documento, deverá acessar o portal de serviços do Denatran e solicitar o bloqueio (portalservicos.denatran.serpro.gov.br).

Para solicitar a carteira de habilitação eletrônica, o motorista já deve ter uma habilitação impressa com QR Code e se cadastrar no portal de serviços do Denatran, a partir de fevereiro de 2017. Não será necessário novo cadastro para quem já tiver feito sua inclusão no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução também criada pelo Serpro que possibilita o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto. Mas a solicitação deve ser feita pelo portal com a mesma senha de cadastro do SNE.

Além disso, os motoristas devem informar ou atualizar seus e-mails e telefones nos departamentos de trânsito estaduais (Detrans). Caso a pessoa possua certificado digital, pode fazer as atualizações de e-mail e telefone diretamente no portal do Denatran, sem a necessidade de se dirigir aos Detrans.

O cadastro será ativado com o envio de um link para o e-mail informado, solicitando que o usuário realize login no aplicativo pelo aparelho que deseja ter a CNH digital. O motorista deverá criar um Número de Identificação Pessoal (PIN), com quatro dígitos, que deverá ser memorizado para acesso posterior ao documento digital.

Fonte: Convergência Digital

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE - CORONAVÍRUS

Para preservar os nossos funcionários, os atendimentos estão funcionando apenas nos e-mails:

Suporte: suporte@credilink.com.br
Financeiro: financeiro@credilink.com.br
Pos-venda: posvenda@credilink.com.br

Os nossos telefones fixos estão temporariamente indísponíveis.

Salientamos que os nossos serviços continuam funcionando normalmente 24h por dia.