Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Campanha maliciosa no WhatsApp oferece brindes de Natal
Campanha maliciosa no WhatsApp oferece brindes de Natal

21 de dezembro de 2018

Mais uma data comercial importante do ano, mais um golpe rolando pelo WhatsApp. O pessoal da Kaspersky Lab identificou uma campanha maliciosa que está rolando no WhatsApp, prometendo brindes de Natal com o objetivo de roubar dados dos usuários.

O golpe da vez funciona assim: o usuário recebe uma mensagem, normalmente vinda de algum de seus contatos reais, perguntando se ele já conhece a promoção de uma marca de refrigerantes, com o link que direciona ao golpe e ainda informando que a promoção vai acabar em breve, então é melhor se apressar.

Ao clicar no link falso, o usuário é direcionado a uma página que solicita uma confirmação para ganhar seu brinde (uma bolsa térmica e mais seis unidades do refrigerante). Para participar da falsa campanha, é preciso inserir o número de seu CPF e nome completo. Feito isso, os cibercriminosos conseguem usar dados reais de cidadãos brasileiros para aplicar fraudes por aí — o que pode gerar muita dor de cabeça para a vítima, até que ela consiga comprovar que ela mesma não foi autora da fraude em questão.

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky, “os cibercriminosos são bastante oportunistas e costumam usar os temas em destaque para atacar”. Ainda, “a grande quantidade de incidentes de vazamentos de dados pessoais, somados aos ataques massivos de phishing, tem possibilitado aos golpistas efetuarem roubos sem grandes dificuldades, lesando vítimas inocentes e roubando dinheiro”.

Como de costume, vale a máxima de não confiar em tudo o que recebe pelo WhatsApp e demais mensageiros, mesmo que as mensagens tenham vindo de contatos de sua confiança. Afinal, eles podem ter seus aparelhos infectados por vírus que disparam essas campanhas falsas automaticamente. Ao receber links, certifique-se de que se tratam de sites reais, abrindo a página verdadeira da empresa cujo nome está sendo usado na promoção para conferir se no site oficial a campanha é exibida.

Fonte: https://canaltech.com.br/apps/e-golpe-campanha-maliciosa-no-whatsapp-oferece-brindes-de-natal-128951/

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE - CORONAVÍRUS

Para preservar os nossos funcionários, os atendimentos estão funcionando apenas nos e-mails:

Suporte: suporte@credilink.com.br
Financeiro: financeiro@credilink.com.br
Pos-venda: posvenda@credilink.com.br

Os nossos telefones fixos estão temporariamente indísponíveis.

Salientamos que os nossos serviços continuam funcionando normalmente 24h por dia.