Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Brasileiros participam da redação de guia global de boas práticas de publicação de dados
Brasileiros participam da redação de guia global de boas práticas de publicação de dados

8 de fevereiro de 2017

O World Wide Web Consortium (W3C), principal organização de padronização da web, lançou um documento de referência e recomendações para publicação de dados na web. O texto das boas práticas contou com participação de brasileiros — de acordo com o NIC.br, quase metade dos integrantes do grupo de trabalho (GT) responsável pela produção do documento “Data on the Web Best Practices” era do Brasil.

Os especialistas foram membros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além deles, fizeram parte do GT colaboradores provenientes de diferentes universidades, como PUC-Rio, UFAL, UFES, UFMG e UFPE. Os editores do documento foram os brasileiros Caroline Burle e Newton Calegari, do Ceweb.br, e Bernadette Farias Lóscio, da UFPE.

Em nota, Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, explicou que o guideline que vai orientar os profissionais que publicam dados, além de fomentar a transição de documentos para uma web baseada em dados. O documento supre a necessidade de se estabelecer um padrão, um conjunto de práticas capazes de guiar e facilitar o trabalho, tanto para os publicadores, quanto para os consumidores de dados, conforme ressaltou Newton Calegari.

Até se transformar em uma recomendação do W3C, o documento passou por várias etapas, que incluíram consultas públicas e a participação da comunidade web. O processo envolveu a troca de informações entre diferentes atores. A metodologia também envolveu etapas diferentes. O trabalho iniciou com a coleta de casos de uso sobre publicação de dados na web, 26 no total, de diferentes partes do mundo.

“Foi feita uma análise para identificar os principais desafios enfrentados por quem publica e consome dados e, a partir deste exercício, foram encontrados e detalhados os requisitos para as boas práticas de publicação de dados na web,” explicou, em nota, Bernadette Farias Lóscio. O W3C consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros, agregando empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a web.

Fonte: Convergência Digital

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE - CORONAVÍRUS

Para preservar os nossos funcionários, os atendimentos estão funcionando apenas nos e-mails:

Suporte: suporte@credilink.com.br
Financeiro: financeiro@credilink.com.br
Pos-venda: posvenda@credilink.com.br

Os nossos telefones fixos estão temporariamente indísponíveis.

Salientamos que os nossos serviços continuam funcionando normalmente 24h por dia.