Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
Aumento no número de golpes digitais durante a pandemia da COVID-19.
Aumento no número de golpes digitais durante a pandemia da COVID-19.

30 de julho de 2020

Durante a pandemia do Coronavírus aumentaram as transações digitais em todo o país e, também, o número de tentativas de golpes pela internet e telefone. Um dos principais motivos desse aumento foi o crescimento na procura por meios digitais durante o isolamento social para realizar pagamentos de contas e transferências. 

Um levantamento feito pela empresa especializada em Segurança Digital, Kaspersky, mostrou que no mês de março deste ano ocorreu um aumento de 124% nos ataques cibernéticos em dispositivos móveis. 

As tentativas de golpes estão cada vez mais diversificadas com criminosos utilizando telefonemas para se passar por um funcionário de banco, pedidos de doação para fabricação de vacina, WhatsApp clonado, cartão de crédito clonado, falso boleto, entre outros. 

Um dos golpes mais registrados nos últimos meses é o WhatsApp clonado, que ocorre quando o criminoso entra em contato por telefone dizendo ser de algum site de venda e pede um código enviado por SMS. Ao informar esse código, o usuário perde o acesso a sua conta, e durante esse tempo, o criminoso envia mensagens se passando pela vítima e pedindo dinheiro para amigos e familiares. 

Para se prevenir de ter o WhatsApp clonado, habilite a verificação em duas etapas nas Configurações do aplicativo, esse recurso permite que o usuário crie uma senha de 6 dígitos que será exigida quando a conta for instalada em outro aparelho. Procure também não repassar códigos recebidos por SMS antes de ter certeza que está em contato com um canal oficial de uma empresa. 

Confira outras dicas para se prevenir de golpes virtuais: 

– Tenha cuidado com os e-mails recebidos e evite clicar em links de remetentes desconhecidos; 

– Não passe informações pessoais ou financeiras por e-mail ou telefone; 

– Cuidado ao baixar aplicativos, certifique-se que é o app oficial de uma empresa; 

– Evite clicar em links recebidos pelo WhatsApp e SMS, procure outras fontes de informação; 

– Ao se deparar com um golpe, informe as autoridades responsáveis para que as devidas ações sejam tomadas. 

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE

A Credilink é uma empresa de informações cadastrais para Proteção ao Crédito e Prevenção à Fraude. Reforçamos que não atuamos com serviços de empréstimos.

Acompanhe sempre nossos canais oficias:

facebook.com/credilink
facebook.com/confirmeonline
instagram.com/credilink
linkedin.com/company/credilink
twitter.com/credilinkinf