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As vantagens do Churn Rate para seu negócio
As vantagens do Churn Rate para seu negócio

30 de outubro de 2020

Apesar de ser essencial para um negócio, a retenção de clientes nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais se não houver controle da taxa de cancelamentos ou estratégias para reduzi-la. Nesse caso, uma boa alternativa para reverter a situação é utilizar o Churn Rate (do inglês “taxa de rotatividade”), através do qual é possível medir o número de cancelamentos ou a perda de receita e clientes.

O Churn Rate é conhecido como um índice de cancelamento ou abandono, sendo frequentemente aplicado para calcular métricas de cancelamento em empresas que oferecem softwares como serviço (SaaS). Além disso, é possível utilizá-lo para medir a perda de valor monetário de uma receita recorrente, quando um cliente decide reduzir ou trocar alguma compra ou serviço que diminua a receita esperada.

A vantagem de medir a taxa de cancelamento 

Monitorar desistências em um produto ou segmento é essencial para identificar pontos que precisam ser melhorados em relação à qualidade do que está sendo ofertado. A relação entre o número de clientes perdidos e o número de clientes ativos contribuirá para criar melhores estratégias de marketing e táticas de precificação. Bons índices de churn também comprovam o sucesso na fidelização de clientes com seu negócio e expectativas.

Calculando o churn de um negócio 

O cálculo do churn é bem simples. Para um período de tempo desejado, basta dividir o número de cancelamentos pelo número dos clientes ainda ativos. Por exemplo, se em um intervalo de seis meses, uma empresa conseguir 200 clientes e 15 pedirem cancelamento, sua taxa de churn durante esse período será de 7,5%. Ou seja:

Churn = total de cancelamentos / total de clientes no período 

Há também outros formatos de Churn, como o de Receita Mensal, conhecido como MRR Churn (do inglês Monthly Recurring Revenue). Esse formato de churn amplia o entendimento sobre os cancelamentos, acompanhando a rotatividade para avaliar o impacto que a métrica terá no caixa, já que o MRR indicará o quanto de receita é perdida.

O Early Churn, indicador do cancelamento precoce (que acontece logo após a aquisição de um serviço ou produto), é uma métrica valiosa para medir a primeira impressão de seu serviço para o usuário. Por fim, vale citar o Churn Negativo (ou Churn Zero), que indica a variação quando a receita obtida com upgrades é maior do que o total de perdas, resultando em um saldo positivo no período. Isto é, a perda causada pelos cancelamentos foi superada pelo aumento na receita nos atuais clientes.

Em todos as suas variantes, está claro que o Churn Rate é fundamental para o crescimento de qualquer negócio com vendas constantes e suas métricas são muito valiosas para conhecer seu mercado e descobrir como está a aceitação de seu produto ou serviço. Assine nossa newsletter para acompanhar todas as estratégias que analisamos para melhorar a qualidade de suas vendas.

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