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Aplicando estratégias de cobrança


É muito mais fácil resolver uma situação de inadimplência se você confiar na outra parte, por isso, criar um forte vínculo com o cliente possibilita maiores chances de chegar a um acordo que seja bom para os dois lados. Para isso, é importante explorar pontos de contato com seu cliente, mantendo informações atualizadas e que sejam sempre enriquecidas com novos dados.  

A cobrança por telefone não desapareceu e ainda pode ser muito eficaz, mas vale a pena também experimentar outras tecnologias mais atuais como mensagens por SMS e WhatsApp, que além de serem ótimos canais para evitar inadimplência, também funcionam para lembretes de pagamento e propostas de negociação. Não podemos esquecer também da praticidade que o boleto pode ter, disponibilizando seu código por escrito, para que o cliente copie e cole para uma forma mais dinâmica de pagar. 

Estude o cliente antes de efetuar o contato, conheça seu perfil, histórico e dívida a ser cobrada, dessa forma será possível oferecer uma negociação adequada. Evite conflitos diretos pressionando e intimidando, esse comportamento desgastará o relacionamento e dificultará a quitação da dívida. Destaque os benefícios do pagamento da dívida, pontuando todas as vantagens de sua quitação e observando que a empresa não será a única beneficiada.  

Treine sua equipe para ser empática, fazendo com que o colaborador esteja sempre atento e interessado em ouvir o cliente, analisando a conversa com o intuito de chegar em um acordo que todos saiam ganhando. Para isso, é essencial agradar sendo simpático e encantar sendo empático, criando uma conexão com quem está conversando, que reduzirá a resistência e deixará a conversa mais fluída e harmoniosa.  

Utilize a tecnologia a seu favor, buscando sempre novas formas de inovar e facilitar o serviço. Na Credilink, dispomos de soluções que soluções que o ajudarão a traçar o perfil de seu cliente com o foco na proteção de crédito, oferecendo informações de qualidade, enriquecendo sua base de dados cadastrais e analisando o perfil de consumo de seu cliente, além de ajudar a prevenir sua empresa contra fraudes.