Faixa do topo de Notícias
Banner de Notícias
Fique por dentro sobre tudo que acontece no mercado financeiro, no Brasil e no Mundo.
7 coisas que você precisa fazer antes de digitar os dados de seu cartão em um site
7 coisas que você precisa fazer antes de digitar os dados de seu cartão em um site

12 de março de 2018

De acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o volume de transações bancárias feitas via celulares e tablets movimentou 16,59 bilhões de reais em 2016. Ao pensar que estão navegando em um site confiável, os usuários acabam deixando suas informações à disposição de criminosos virtuais.

Aí, eles usam os dados do seu cartão de crédito para assinar serviços e fazer compras online.Para não cair nesse golpe virtual muito frequente, confira 7 coisas que você precisa verificar antes de digitar os dados de seu cartão em um site:

1)Nunca digite a senha do cartão de crédito

Ao contrário do que acontece nos caixas de lojas físicas, você não precisa digitar a senha do cartão de crédito para finalizar uma compra online. Para tanto, basta informar o número do cartão, bem como a data de expiração e o código de segurança (CVV).

Nesse sentido, quando um site solicita a senha do cartão de crédito, desconfie e não siga adiante. Mesmo que o site pareça legítimo, trata-se de um golpe.

2)Preste atenção no endereço do site

Quando você for realizar uma compra online, procure fazê-la em sites cuja reputação você já conhece ou que amigos e colegas recomendam. Mesmo assim, é preciso prestar muita atenção no endereço do site. Isso porque os golpistas costumam criar sites com domínio parecido com os de sites legítimos e famosos. Por exemplo, no lugar de “Amazon.com”, eles podem criar um “Amazom.com” e enganar os usuários.

3)Descubra quem é o dono do domínio e a reputação da empresa

Caso encontre um produto em uma loja virtual que você nunca ouviu falar, vale a pena dar uma olhada na reputação da empresa. Procure verificar se a empresa disponibiliza endereço comercial, telefone e CNPJ. Assim, você tem certeza de que não se trata de uma empresa fantasma. Vá além e use o site Registro.br para consultar quem é o dono do domínio. Por fim, busque referências nas redes sociais e no ReclameAqui para saber a autenticidade da empresa em questão.

4)Procure sinais de segurança no site

O cadeado e a sigla HTTPS na barra de endereço indicam que aquela página é segura, ou seja, os dados que você insere nela não podem ser acessados por terceiros. Sem esses protocolos de segurança, no entanto, informações sensíveis, como o número do seu cartão de crédito, podem ser roubadas por criminosos digitais.

5)Evite digitar seus dados conectado em redes públicas

Recomenda-se fazer seus pagamentos de contas e compras online em locais com Wi-Fi protegido com senhas. Isso porque é possível que criminosos digitais se posicionem entre o seu acesso e um Wi-Fi de redes públicas e, assim, eles conseguem roubar suas informações. E, claro, sempre insira dados sensíveis em seu próprio dispositivo. Afinal de contas, você não sabe se computadores de terceiros não têm um keylogger instalado, ou seja, um programa que registra tudo o que você digita no teclado.

6)Use cartões de crédito virtuais

Os cartões de crédito virtuais são uma alternativa segura para evitar fraudes. De forma resumida, o cartão virtual funciona como um espelho do seu cartão original. O aplicativo ou o serviço de internet banking gera um número e um código de segurança provisórios do cartão virtual que só valem para uma ou um conjunto de transações preestabelecido. Depois do prazo, os dados desse cartão se tornam inválidos. Então, mesmo que você digite esses dados em um site suspeito, o criminoso que tentar usá-los não terá sucesso mais tarde. Aqui, vale lembrar que a maioria dos bancos brasileiros já oferece esse recurso.

7)Instale um programa de segurança em seus dispositivos

Quando você instala um programa de segurança em seu computador, smartphone e tablet, suas preocupações em relação à clonagem de cartão diminuem.

Fonte:UOL

« | »
← Voltar para a listagem de notícias
Alerta contra Fraudes
Atenção: fraudadores se passam por funcionários de empresas respeitadas para efetuar golpes. Entre sempre em contato direto com a empresa antes de fechar um negócio. Na Credilink todos os consultores podem ser acionados pelo telefone 4007-1762.
Alerta contra Fraudes

AVISO IMPORTANTE

A Credilink é uma empresa de informações cadastrais para Proteção ao Crédito e Prevenção à Fraude. Reforçamos que não atuamos com serviços de empréstimos.

Acompanhe sempre nossos canais oficias:

facebook.com/credilink
facebook.com/confirmeonline
instagram.com/credilink
linkedin.com/company/credilink
twitter.com/credilinkinf