Cred News


Como fazer a gestão de risco de crédito de forma correta


Conceder crédito envolve assumir riscos, mas se for feita uma boa gestão de risco de crédito, esse risco pode diminuir muito e, assim, continuar oferecendo possibilidade aos seus clientes, reduzindo ao máximo as chances de inadimplência.

Com uma boa gestão de risco de crédito, é possível identificar a possibilidade de um contrato ser cumprido ou não, por meio da avaliação de uma série de fatores que recaem sobre esse processo, buscando garantir que o valor fornecido será pago. A gestão de risco garante que a sua empresa receba os pagamentos adequadamente.

O que é o risco de crédito?

Risco de crédito é a possibilidade de que algo aconteça com a operação de crédito. No caso, que o cliente não faça o pagamento do crédito que recebeu, resultando em prejuízo para a empresa que concedeu o crédito.

A gestão de risco de crédito é o conjunto de medidas voltadas não apenas para a diminuição dos riscos, mas toda a projeção da empresa para tratar dos riscos e possíveis prejuízos.

A importância da gestão de risco de crédito

Além de boas práticas, recorrer à tecnologia é fundamental. Isso ajuda a automatizar o trabalho e torná-lo eficaz. Na prática, o fluxo de caixa melhora significativamente, já que os pagamentos são honrados. Esse dinheiro tem utilidade como capital de giro, permitindo o custeio das despesas e a aquisição dos recursos necessários ao funcionamento. Financeiramente, traz maior controle para a situação econômica da empresa.

Como funciona a gestão de risco de crédito?

É um processo que passa pela análise de crédito e por outras ações que são avaliadas posteriormente. A finalidade é focar em dois fatores principais: a diminuição e a proteção de risco de crédito. Isso em razão de assegurar tomadas de decisões mais seguras e certas, que melhorem o aproveitamento das possibilidades de negócio.

5 Cs de Crédito

Temos alguns valores que também guiam todo o processo da gestão de crédito, com o objetivo de construir cada situação de concessão de forma mais detalhada e completa.

Esses valores são traduzidos nos 5 Cs do crédito, que são:

dívida, com base no fluxo de caixa da empresa ou na remuneração mensal;

Quais são as consequências de uma má concessão de crédito?

A concessão de crédito para clientes precisa ser fundamentada em dados, com uma ação bem planejada, mas ainda hoje. Muitas empresas concedem crédito de forma incorreta, elevando os riscos do negócio. Para entender a complexidade do problema, veja as principais consequências:

Como fazer análise de crédito reduzindo riscos:

Com a Credilink, você pode consultar informações de crédito e conhecer o histórico de crédito dos seus clientes, descobrindo se ele é ou não um bom pagador. Realizando uma boa análise, você terá em mãos uma ferramenta capaz de te auxiliar a evitar a inadimplência!

Clique aqui para descobrir todas as soluções.